quarta-feira, 29 de junho de 2011

Insónia


Demorou ao pegar no sono? Levantou varias vezes durante a noite? Ou ainda amanheceu e a sensação que tem é que não descansou nada?
Xi cuidado você pode estar entre os 43% da população brasileira que não descansa a mente e o corpo durante o sono.Resumindo sofrem de insónia.
O sono é essencial para repor as energias que gastamos durante o dia, a privação dele pode sr sentida em todo o organismo. Os sintomas mais comuns
são; sonolência excessiva durante o dia, falta de atenção, alteração da memoria, de humor e sensação de fadiga.
Separei alguns exercícios que vão mandar embora essa terrível insónia.
O momento do sono é muito importante para manter a saúde do corpo e da mente. Mas muitas vezes quando chega a hora de dormir, a mente não desligue o corpo não relaxa. Então o que fazer para tonar esse momento agradável?

-Procure resolver o máximo de problema durante o dia. Conscientize-se que a noite é momento de repouso total.
-Estabeleça uma rotina com horário  regular para toda família. Por exemplo: todos devem ir para  a cama às 21h.
-Uma casa silenciosa contribui para um sono tranquilo. Desligue a televisão, o radio, computador...
-O quarto deve ser confortável, arejado e escuro. A preparação para um sono tranquilo pode seguir um ritual. Coloque tudo o que gosta em seu quarto, como incenso. aromas, musicas suaves, almofadas, mascaras de olhos, pijama confortáveis, entre outros.
- Pratique ioga na cama todas as noites. Faça da seguinte maneira: deite-se e deixe os pensamentos negativos de lado. Inicie um relaxamento e mentalize: " Meus pés, ventre e peito relaxam. Minhas pernas, braços e mãos estão soltos. A coluna esta descontraída. Estou aliviando as tensões dos ombros, pescoço, nuca e cabeça. Sinto meu couro cabeludo relaxado e minha fisionomia serena. Relaxo o centro da testa, as pálpebras e os lábios." Após esse passeio pelo corpo, pratique a respiração abdominal: quando o ar entra, o abdomem sobe; quando o ar sai, ele desce.
-Se acordar no meio da noite, continue praticando a respiração ate se acalmar.
De um BASTA NA INSÓNIA, parece bobo mas é muito eficaz esse método, pratique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário